terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A tecnologia do novo AUDI A1


A grande estrela do estande do SALÃO DO AUTOMÓVEL foi o novo Audi A1, marco de esportividade e sofisticação na classe dos compactos. Com menos de 4,0 metros de comprimento, ele esbanja charme, modernidade e um desenho único. Predominantemente urbano, o modelo é ágil no trânsito das grandes cidades e oferece facilidades para o uso no dia a dia.



Com estilo inconfundível e linhas harmoniosas, o novo compacto premium chama atenção pelo design cupê, inovador e marcante. As dimensões também impressionam: o modelo tem 3,95 metros de comprimento, tamanho superior ao dos concorrentes da categoria. A largura é de 1,74 metros e a altura de 1,42 metros, mas apesar dos números, o modelo oferece conforto e comodidade aos quatro ocupantes, graças à distância entre - eixos de 2,47 metros. O compartimento de bagagem mais baixo facilita o carregamento e descarregamento e comporta 267 litros (e até 920 litros com o banco traseiro rebatido).



A carroceria, com alta rigidez torcional, pesa apenas 221 quilos, mas fornece proteção de alto nível aos ocupantes do modelo, que também é equipado com airbags frontais, laterais e cortinas de proteção para a cabeça. Com coeficiente de arrasto de 0,32, o novo Audi A1 está entre os carros mais aerodinâmicos de sua categoria. Outro ponto importante trabalhado pelos engenheiros da fábrica é a acústica: o interior tem isolamento especial para garantir máximo conforto aos ocupantes.



O novo Audi A1 é espaçoso e arejado, com painel de instrumentos que lembra a asa de um avião, com quatro entradas de ar circulares representando as turbinas do jato. Com detalhes que enfatizam sua categoria Premium, ele oferece um pacote de estilo focado em infontainment, além de opções de personalização do modelo de acordo com o proprietário, com cores modernas e materiais inovadores: saídas de ar coloridas, assentos com cores diferenciadas, ou luzes com LEDs, por exemplo.


Com o pacote de iluminação LED, a Audi traz esta tecnologia para a categoria dos compactos Premium pela primeira vez. Não só a iluminação ambiente, das portas e teto usam LED, mas também as luzes de leitura, para os pés e maquiagem.


Os sistemas multimídia e de informação vêm diretamente da categoria mais luxuosa. A navegação Plus MMI estabelece um novo nível na categoria, com display colorido de 6,5 polegadas que emerge do painel para controle da unidade. Há ainda a opção de sistema de navegação com mapas exibidos em 3D e sistema surround de áudio Bose de 465 watt, 14 alto-falantes, com tecnologia de fibra ótica LED, além de opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música, e interface Bluetooth. O sistema MMI Plus inclui ainda drive de DVD e controle de voz inteligente - o motorista pode falar o endereço completo de navegação de uma vez.



O motor 1,4 TFSI de 122 cv de potência tem torque máximo de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm. Um turbocharger com intercooler pressuriza o motor de 1.390 cm3 e quatro válvulas por cilindro. Com a transmissão de sete velocidades S-Tronic, o 1,4 TFSI acelera de 0 a 100 km/hora em 9,1 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h. O consumo médio de combustível do modelo equipado com S Tronic é de apenas 5,1 litros por 100 km. (20 km/litro). Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.


Pesando apenas 1.045 quilos, o Audi A1 é o veículo mais leve na classe dos compactos Premium. A suspensão dianteira McPherson com construção triangular e a direção eletrohidráulica de pinhão e cremalheira, mais eficiente que o sistema hidráulico, oferecem respostas rápidas e precisas ao volante. O modelo vem equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que também inclui um bloqueio eletrônico do diferencial.


Outro sistema moderno é o start-stop, que desliga o motor quando o carro está em repouso. O equipamento se harmoniza perfeitamente com o câmbio S-Tronic de sete velocidades, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem, que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual. As trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, de maneira suave e muito confortável. O controle pode ser feito pela alavanca ou, opcionalmente, através de paddles no volante.


Outros equipamentos são os faróis de xênon plus com luzes diurnas em LED, lanternas também com LEDs, sensor de chuva e luz, teto panorâmico, tecla start-stop para ligar o carro com a chave no bolso, sistema de alarme, pacote de iluminação interior com LED, retrovisores aquecidos e rebatíveis, piloto automático, assentos dianteiros aquecidos, sistema de ar-condicionado automático, volante esportivo em couro, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário