sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

VW: Novo Touareg: mais design, maior potência e maior economia.

• Primeiro híbrido produzido em série pela Volkswagen
• Combinação de motores a gasolina e elétrico tem desempenho de V8 e é mais econômico que V6
• Transmissão automática de oito marchas e tração integral são itens de série
• Novo motor V6 FSI é 19% mais econômico



Entre as grandes atrações reunidas pela Volkswagen, um dos maiores destaques é o novo Touareg. Recém lançado internacionalmente, o Touareg 2011, de segunda geração, é um veículo inteiramente novo, que combina design de ponta, uma versatilidade ainda maior e um vasto conjunto de itens de série. Um exemplo da praticidade e engenharia de alta classe a que motoristas e passageiros estão familiarizados, em se tratando de produtos da Volkswagen.



Inovador em sua classe, o Touareg 2011 oferece novas opções de motorização, entre elas a primeira aplicação de um sistema híbrido pela Volkswagen em um veículo de produção normal. Todos os motores são conjugados à primeira transmissão de oito marchas da história da Volkswagen, além de contarem com o sistema 4MOTION de tração integral.




Híbrido com supercompressor


Primeiro veículo híbrido elétrico produzido comercialmente pela Volkswagen, o novo Touareg é equipado com um motor 3.0 V6 a gasolina com supercompressor, que faz trabalha junto com um motor elétrico especial que reduz significativamente o consumo de combustível em comparação ao modelo V8 FSI anterior. O motor elétrico é alimentado por um conjunto de baterias de níquel posicionado sob o compartimento de bagagem. A bateria de 288 volts consiste de 240 células individuais e oferece uma densidade energética de 1,7 kWh.


Os dois sistemas são capazes de funcionar de forma independente ou juntos e, quando combinados, produzem um total de 380 hp e 59 kgm de torque. O novo sistema híbrido com supercompressor permite que o novo Touareg proporcione a potência de um V8 com economia de combustível superior à de um motor V6.


A nova transmissão automática de oito marchas garante disponibilidade de potência em todas as condições, ajudando o Touareg híbrido a alcançar um consumo estimado de 10,58 km/l rodando na estrada. Quando o motorista libera o pedal do acelerador, o motor é desligado, enquanto uma embreagem especial o desconecta da transmissão, permitindo que o carro "role" sem qualquer emissão de gases e sem consumir energia tanto do combustível como do motor elétrico, aumentando a economia.


O sistema de frenagem regenerativa também permite que o motor elétrico recupere a energia cinética durante reduções de velocidade e frenagens, ajudando a recarregar o conjunto de baterias de níquel. O Touareg híbrido pode rodar em velocidades até 48 km/h usando unicamente energia elétrica.


Outra novidade no Touareg híbrido é o sistema Start-Stop de série, que desliga automaticamente o motor quando ele entra em marcha lenta, como quando o carro para num semáforo. O controle do sistema é exercido pelo freio que, quando ativado, desliga o motor - quando o pedal do freio é solto, o motor volta a funcionar. Esta função aumenta a economia de combustível e reduz ainda mais as emissões totais, principalmente em condições de uso urbanas.


Exterior


As mudanças externas do Touareg 2011 refletem os refinamentos que ele traz sob o capô. Comparado ao seu antecessor, o novo Touareg é mais largo e tem menor altura total, transmitindo impressão de maior força. A maior distância entre eixos e o maior comprimento total possibilitaram o aumento de espaço no interior da cabine, enquanto o uso de novo material e outro ajuste levou a uma redução de peso de cerca de 200 quilogramas.


Na dianteira há uma grade mais estreita, que se une sem interrupções aos alojamentos trapezoidais dos faróis, que trazem luzes de uso diurno de LEDs em forma de U e faróis principais com lâmpadas Bi-Xenônio com descarga de gás de alta intensidade.


Os blocos óticos se estendem até as bordas alargadas dos novos para-lamas, enquanto um par de faróis de neblina compactos na parte inferior da face dianteira se destaca sob as entradas e ar frontais do carro.


O capô tem uma parte elevada que corre do final da grade para trás, terminando junto aos retrovisores externos, criando uma aparência mais muscular. Uma faixa cromada inicia logo atrás das rodas dianteiras e corre sob a parte inferior das portas, para complementar os toques cromados nas molduras das janelas.


A traseira do novo Touareg é definida pelas curvas pronunciadas ao redor da área da tampa do porta-malas, pelas novas lanternas em forma de L e pelo para-choques escurecido mais baixo, com um conjunto de ponteiras de escapamento cromadas. Outro item introduzido na segunda geração do Touareg é a tampa do porta-malas com abertura e fechamento automáticos, que pode ser acionada tanto do interior do veículo, na própria tampa ou através do comando remoto na chave, que também foi completamente redesenhada.


Motor e Transmissão


A versão convencional do Touareg 2011 – se podemos chamá-la assim - vem com o motor 3,6 litros V6 FSI, que proporciona aceleração e desempenho suaves, ao mesmo tempo em que um consumo de 9,74 km/l na estrada e 6,78 km/l na cidade, o que representa uma economia de 19% em relação ao modelo anterior. Todos os modelos do Touareg agora vêm de série com a nova transmissão automática de oito marchas. A sétima e oitava marchas funcionam como overdrives, aumentando a economia. A oitava marcha reduz a rotação do motor em 33 por cento em relação à sexta, o que diminui o gasto de combustível e reduz de forma significativa as emissões.


O Touareg mantém a tradição de oferecer alto desempenho em relação ao torque. O motor V6 tem torque máximo de 36,64 kgm entre 2.500 e 5.000 rpm, atingindo a potência de 280 cv a 6.200 rpm. Todas as versões do Touareg, independentemente da motorização, têm capacidade de reboque de 3.500 kg, desde que equipadas com o sistema de reboque opcional de fábrica.


Interior


O Touareg também foi refinado internamente, visando o conforto e a funcionalidade. O ruído interno foi reduzido, através de melhoramentos no isolamento e acústica. O uso maior de curvas e maior atenção aos detalhes no acabamento das portas e painel se soma às superfícies de couro dos assentos redesenhadas e à costura pespontadas em todos os painéis e superfícies.


Tanto os passageiros da frente como os de trás usufruem de maior espaço para as pernas, graças às novas dimensões do veículo e os assentos totalmente ajustáveis. O encosto do banco traseiro pode ser abaixado através de um comando no compartimento de bagagens, aumentando o espaço de carga e a conveniência.


Também está disponível um novo teto solar panorâmico opcional, 350% maior que o do modelo anterior. Um defletor ventilado com acionamento elétrico elimina a turbulência e o ruído a ela associado, ajudando a manter uma rodagem silenciosa, mesmo quando o teto solar é aberto. O teto solar é equipamento de série na versão híbrida. Um display de sete polegadas, entre os mostradores principais do painel, provê informações ao motorista, incluindo instruções de navegação, comportamento do motor e transmissão no modelo híbrido e outras.


Também é equipamento standard - exclusivo do Touareg - o novo sistema premium RNS850 de rádio navegação com tela sensível ao toque. Ele conta com uma grande tela de oito polegadas, e tem DVD/CD player com MP3, rádio FM/AM via satélite e um disco rígido de 60 gigabytes, com 18 Gb de capacidade para armazenamento à disposição do usuário. No porta-luvas, ele oferece acesso para iPod ou sistemas auxiliares, entrada para cartões SD e um drive para DVD. O sistema de navegação pode mostrar mapas e instruções em três dimensões, destacando pontos importantes do caminho para deixar mais claro o caminho a seguir.


Chassi e suspensão


As mudanças de design do totalmente renovado Touareg 2011 resultaram numa redução de peso de aproximadamente 200 kg em relação ao modelo anterior, levando a melhores respostas dinâmicas e maior precisão na dirigibilidade. O sistema de transmissão aperfeiçoado oferece ótimo controle das vibrações e de rodagem, menor inclinação nas curvas, melhor reação aos comandos e excelente estabilidade dinâmica.


O Touareg utiliza alumínio em sua suspensão tipo double wishbonne, o que ajuda na redução de peso do veículo. O sistema 4MOTION de tração integral inclui diferencial traseiro Torsen, com deslizamento limitado. A força de propulsão é distribuída na razão 40:60 entre os eixos traseiro e dianteiro, melhorando a eficiência do veículo ao mesmo tempo em que a dinâmica de rodagem como um todo.


O novo Touareg tem de série sistema de direção ajustado de acordo com a velocidade, com assistência elétrica variável. A assistência é configurada de modo mais direto, ao longo de todo o curso do volante, em relação ao modelo anterior.


Segurança ativa e passiva


O Touareg 2011 contém um impressionante número de itens de segurança ativa e passiva para melhor proteger o motorista e passageiros. Seis airbags, incluindo dois frontais (de dois estágios para o motorista), unidades torácicas para o motorista e passageiro da frente e cortinas de proteção laterais na frente e atrás são equipamento de série.


A Volkswagen desenvolveu para o Touareg 2011 um novo sistema de apoios de cabeças. Para melhor evitar o efeito-chicote em colisões traseiras, o sistema de proteção utiliza suas formas e a firmeza da espuma para ajudar a reduzir movimentos relativos do torso e possui uma conformação patenteada da estrutura que minimiza a rotação da cabeça após o contato.


O Touareg também inclui os seguintes sistemas de controle e programas de segurança, para garantir uma rodagem mais suave em qualquer situação: controle de tração (ASR), freios antiblocantes (ABS), Auto-Hold e Hill Hold Assist (sistemas de frenagem automática e auxílio à arrancada em subidas) e sistema Volkswagen de controle eletrônico de estabilidade (ESP).



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